Principal
Empresa
Candidatos
Vagas de emprego
Cursos
Contato
16/06/2016 - ETIQUETA E MESA

Sousplat: como e quando usar?

Uma mesa montada com sousplat(pronuncia-se “suplá“) fica, sem dúvida, muito mais charmosa. Feitos a partir de uma grande variedade de materiais (fibras vegetais, madeira, metal, vidro etc.), eles são altamente decorativos e dão um toque de classe e elegância a qualquer almoço ou jantar.




O que é sousplat?

Sousplat (“prato de baixo”, do francês) é uma espécie de prato maior que o de refeição e mede cerca de 33 cm de diâmetro. Ele serve como base para os pratos, que serão substituídos ao longo do almoço ou jantar. Dessa forma, o sousplat cumpre uma das principais regras de etiqueta que é nunca deixar a mesa desguarnecida durante a troca de pratos, por exemplo, quando a entrada é substituída pelo prato principal.

E ele não é apenas decorativo. Uma de suas principais funções é evitar que os pratos deslizem sobre a mesa e que a comida respingue sobre a toalha. 

Os sousplats devem ser posicionados a aproximadamente 2,5 cm da borda da mesa ou dois dedos paralelos como queira medir.

Evite gafes

  • O sousplat apenas deve ser usado em refeições completas, que incluam entrada, prato principal e sobremesa.
  • Sobremesas nunca deve ser servidas sobre sousplats! Ao término, juntos eles são retirados da mesa sempre pelo lado do comensa (cliente ou convidado).
  • É recomendado colocar um pequeno tecido rendado sobre sousplats de vidro, aço inox ou prata, para evitar que o prato deslize gerando ruídos.
  • Os sousplats já devem estar posicionados à mesa, antes de os convidados se sentarem  assim como as taças e talhares.

  Jamour Sombre

consultor em etiqueta

Outros informativos
Desenvolvido pela Head Trust