Principal
Empresa
Candidatos
Vagas de emprego
Cursos
Contato
22/04/2013 - PROFISSIONAIS DA ARTE DE SERVIR

Dia do Garçom

No fim de semana , todas as atenções estarão voltadas para os pais, porque no domingo (dia 12/08) é o dia deles. Mas também não podemos deixar passar em branco o Dia do Garçom, comemorado no dia 11 de agosto, afinal, eles são uma parte importantíssima de todo restaurante.

Sempre que precisamos almoçar, jantar ou só tomar um cafezinho lá estão eles, servindo e orientando com o que for necessário. O nome ‘Garçom’ vem do francês e significa ‘garoto’ e a profissão surgiu com a industrialização dos alimentos, mas antes disso já existiam os servos responsáveis por servir o alimento aos seus senhores. Mas foi a Marinha portuguesa a responsável por trazer esses profissionais para o Brasil na caravela de Pedro Alves Cabral e seus oficiais, pois os mesmos precisavam desta mão de obra para servi-los em suas refeições.

Pedro Álvares Cabral[A] (Belmonte1467 ou 1468 — Santarémc. 1520) foi um fidalgocomandante militar, navegador e explorador português, creditado como o descobridor do Brasil. Realizou a primeira exploração significativa da costa nordeste da América do Sul, reivindicando-a para Portugal. Embora os detalhes da vida de Cabral sejam esparsos, sabe-se que veio de uma família nobre colocada na província interior e recebeu uma boa educação formal,e com essa educação ele precisava destes valiosos profissionais que permanecem servido aos comensais até os dias de hoje, valeu apena recordar.

Essa é uma das poucas profissões em que quanto menos se é notado, melhor. A discrição e habilidade dos garçons fazem toda a diferença na hora do atendimento. Ironicamente, alguns famosos como Caio Castro, Rodrigo Lombardi, Mariah Carey, Sandra Bullock e Jennifer Aninston, que hoje são o centro das atenções por onde passam também já trabalharam como garçons e garçonetes.

Por mais que muitas vezes eles passem despercebidos, é quase impossível imaginar como seriam as refeições fora de casa sem os garçons. Então, nada mais justo do que ter um dia dedicado especialmente para eles! Tradicionalmente, a data é comemorada ao redor do mundo com ‘Corridas de Garçons’, que testam a velocidade e equilíbrio dos participantes. Eles disputam a prova segurando uma bandeja carregada e ganha quem chegar primeiro sem derrubar nada. As primeiras corridas de garçons aconteceram na França por volta de 1918 – olha só esses vídeos de corridas antigas – e hoje acontecem em vários países, inclusive no Brasil.

A agência do garçon BSB deseja para esses profissionais da arte de servir um reconhecimento de formação ´como técnico da arte de servir pela as autoridades  um feliz Dia do Garçom a todos os profissionais da área, principalmente os da nossa equipe! Se você vier neste fim de semana, aproveite para parabenizar os nossos garçons.

Atenciosamente, 

Maître Jamour Sombre

Outros informativos
Desenvolvido pela Head Trust